sábado, 23 de fevereiro de 2008

São João Nepomuceno

Uma pausa nos contos nossos de cada dia para falar de um lugar que conheci esses dias. O santo checo Ján Nepomucký, patrono contra as calúnias, foi agraciado por volta de 1800, com a fundação do município São João Nepomuceno, alcunha em sua homenagem, por fundadores devotos, localizado na Zona da Mata Mineira.

Conhecida também por Nepopó, a cidade onde meu pai viveu uma parte de sua infância e o local que passei a conhecer e também a admirar e respeitar, parece perdida num espaço qualquer do tempo, sem a pressa comum de tantas cidades em expansão, sem a efêmera e ilusória pretensão de achar que a globalização é o centro do mundo.

Essa semana estive nessa roça urbanizada ou seria cidade urbana pouco desenvolvida? E, para quem sai do Rio de Janeiro com destino à localização, ainda pode dar uma espiada em cidades como Juiz de Fora, Bicas (e parar para comer pasteizinhos de 0,60 no “Bar do Pedro”), Rochedo de Minas e Roça Grande, localidades vizinhas. São João não tem explicação!

Praças e seus bancos, clubes, bicicletas, casas coloridas, a Igreja Matriz, escolinhas com janelas abertas para rua, muitas subidas e descidas em ruas de pedras estreitas, caracterizam o clima amistoso desse lugar que lembra cenas de filmes antigos ou aqueles sonhos mais íntimos de uma tranqüilidade que não se encontra dando sopa por aí. E sei que existe mais por lá que eu não vi. Muito mais...!

Com seus recursos oriundos diretamente do pólo de confecções, o município produz quase um milhão de peças de roupa por mês, onde cerca de 60 mil são exportadas. Mas, mais do que fazer roupas, São João quer entrar no calendário da moda brasileira. Em abril do ano passado, realizou o seu primeiro desfile, o Fashion Mix.

Para quem gosta de Carnaval, motivos não faltam para curtir a região, uma das mais requisitadas como programação no feriado brasileiro mais apreciado. Além disso, exposições agropecuárias, a Pracinha do Coronel, que está no caminho de ida ou vinda de todo habitante de São João, a característica hospitalidade mineira, uma volta ao tempo e um mergulho na história dessa cidade que revelou grandes nomes no futebol, como Heleno de Freitas, valem a visita.

Bom, São João Nepomuceno é mais ou menos isso. Mas sua magia, seu mistério e sua energia eu não posso passar para os meus leitores virtualmente. Isso são coisas que só quem conhece pode dizer! E São João espera por você!!!! Não visite somente aqueles lugares concorridos pelas folgas do dia-a-dia. Descubra Minas, terras de culturas mil!

8 comentários:

Bruno R.Ramos disse...

Se eu disser que morro de vontade de conhecer o lugar vai parecer brincadeira, mas um dia ainda chego nesta instãncia de paz e tranquilidade.
Valeu o post!

Charles Araújo disse...

Gostei do Mundo é bão Sebastião...
haha
Meu primeiro nome é Sebastião... xD
Adoro viajar...conhecer Lugares 9mais umna minha lista de desejos)

Psicologia Infantil disse...

Legal o seu blog...tem tanto lugar "bão" de conhecer por esse brasilzão a fora...e São João Napomuceno é um deles...
Abração!

Anônimo disse...

Já estive lá. Adoro ! Conheceu o clube do botafogo? Essa foto é de lá, não? bjs

Eliude disse...

Adorei seu blog e a maneira criativa com que escreve seus textos... Até deu vontade de conhecer essa cidade... heheheheh

www.eli-ude.blogspot.com

Bárbara (B.) disse...

Putz... que vontade de conhecer esse lugar! E agora? O.o'

WWW.QUALITYAV.COM.BR disse...

Olá,


Estamos implementando o programa de afiliados em nosso site www.qualityav.com.br e gostaríamos de saber se tem interesse em participar dele.

Acreditamos que podemos ter sucesso nesta parceria, temos as maiores comissões do mercado e a cada venda efetuada realizada através de seu site você ganha comissão.

Com este programa o seu site terá retorno financeiro através de espaços publicitários, ele irá trabalhar por você oferecendo nossos produtos ao seu público através de banners, news letters, ofertas, links e outros meios.

Trabalhamos com produtos tecnológicos de ponta e exclusivos no mercado, o que da a você um grande diferencial pois vendemos novidades tecnológicas que
ninguém tem.

Você pode escolher quais produtos ou categorias quer expor de acordo com o perfil do seu público, o que aumenta ainda mais os seus ganhos.

Qualquer dúvida estou a disposição.


Atenciosamente.



Roberto L. Motta
Coordenador de E-Commerce
041-3335-0629
www.qualityav.com.br

Lucas Santiago disse...

Tenho dois amigos da faculdade que
são de São João Nepomuceno...

Tenho mó vontade d conhecer o lugar...
Tbm pq sou fã de um cantor q é
d lá... Emerson Nogueira...

Abraços..