quarta-feira, 10 de março de 2010

A Ditadura do Sutiã

Sutiã: usá-los ou não usá-los? Nós, mulheres, sabemos o quão incômodo pode se tornar o uso dessa peça do vestuário feminino em determinadas situações. Dias excessivamente quentes são um exemplo. Roupas justas, outro. E foi por causa de um vestido coladinho no corpo e a falta de um sutiã, que a Primeira-Dama Carla Bruni vem pagando seus pegados, depois de “pagar peitinho” em um jantar oficial com seu marido, o presidente francês Nicolas Sarkozy.

Sabemos bem que a tal queima de sutiãs nunca existiu e o que realmente aconteceu, foi uma cerimônia, em 1968, onde as mulheres reclamaram do uso de roupas opressoras, incluindo os sutiãs. E, apesar de criticada pela maioria da sociedade tradicional que condena a banalização da sexualidade, Carla Bruni recebeu, também, o apoio de muitos estilistas e profissionais do mundo da moda, que acharam a ousadia um tanto quanto sensual. A Primeira-Dama só veio a integrar o rol de famosas que chamaram a atenção por não usarem sutiã, como Victoria Beckman, Adriana Lima e Kate Moss.

Não integro o Hall da Fama, mas aplaudo de pé essas mulheres, corajosas e feministas. Não usar sutiã é moderno, é pensar no próprio conforto e bem-estar. É claro que não estou colocando em pauta roupas transparentes ou aquele momento entre quatro paredes onde um sutiã pode ser extremamente sensual ou até mesmo pessoas que possuem um volume excessivo na comissão de frente. Mas no dia-a-dia é desconfortável, incômodo, indesejado. Não curto o acessório e somente uso quando necessário, por isso, sou adepta aos “top’s” de algodão e elásticos., mesmo porque, meus seios são pequenos. E detesto comentários machistas, de homens que pulverizam movimentos contra a liberdade de escolha feminina. E, normalmente, homens que criticam o não uso do sutiã, são aqueles que vão dormir com cuecas largas, brancas e de algodão, de preferência com aquela abertura (diga-se de passagem, broxante) na frente.

Polêmicas à parte, existem até históricos de pessoas que perceberam melhoras de saúde após deixarem os sutiãs de lado, acusados de serem um dos causadores do câncer de mama. Mesmo os sutiãs adequados não devem ser usados durante muito tempo, sempre que possível os seios devem ficar livres, soltos, principalmente ao dormir, é o que dizem especialistas em saúde.

E, finalmente, sem a ditadura da moda que tanto assolou as mulheres por várias décadas, a queima de sutiã já não é mais um ato feminista, mas sim, uma batalha para a vida. Fico pensando: será que a imprensa criaria tanta polêmica caso o Presidente deixasse uma parte da cueca aparecendo? Será que a sociedade esqueceu que as mulheres lutaram por seus direitos e agora nunca deixarão de ser livres? É isso aí.


9 comentários:

♫ Angélica ♥ Kawai ♪ disse...

Olha... eu já cansei de usar sutiã por que marca muito o meu corpinho, sem falar que não evita de pagar peitinho...Quantas vezes o farol ficou acesso com o maldito sutiã? Melhor nem contar... Sem falar que em dias quentes acaba sendo incomodo. O farol coça! HUUURG! Só de lembrar que tinha que achar a oportunidade pra coçar, é a treva!!

Marcus disse...

Não tenho nada contra as mulheres que não usam, e nem sou machista, mas tem mulher que fica muito feia sem sutiã, ta tudo bem que homem usa cueca larga, mas é em casa, agora a mulher sair com o peito caido na rua é feio demais.

Belle de Jour disse...

O farol coça haha... Concordo com a amiga de cima. Em dias quentes então nem se fale... sair sem sutiã nem penso... os homens pra "esses lados de cima" são indiscretos... e ficam atentos olhando... ótimo post! to curtindo esse blog! Minhas visitas serão frequentes :)

Besitos!

Belle de Jour disse...

O farol coça haha... Concordo com a amiga de cima. Em dias quentes então nem se fale... sair sem sutiã nem penso... os homens pra "esses lados de cima" são indiscretos... e ficam atentos olhando... ótimo post! to curtindo esse blog! Minhas visitas serão frequentes :)

Besitos!

Francorebel disse...

Usa quem quer usar, uai!

ibere disse...

homem pode opinar tambem? rssss bom eu nao faço ideia se é incomodo ou nao... mas esteticamente acho bonito sem sutia, da uma naturalidade, um despojamento, ! logicamente, com camisa por cima, camiseta ou outra coisa que nao exponha tanto a mulher... mas acho charmoso sim... da mesma maneira qeu acho charmoso seios naturais, detesto silicones..nada como seios em poetico formato de gota!
desculpa a ousada opiniao
Ibere

Renata disse...

Sou totalmente à favor do "cada um usa o que quiser" mas particularmente, não vivo sem "bojinho" básico, pra não parecer "tetinha de criança" haha (ok, exagerei rs).
Se ajuda da auto estima, use-o. Se atrapalha o conforto, abandone-o. É tudo tão simples, menos essa mídia fútil e sem conteúdo....

Obrigada pela visita, seguirei o seu tb! Bjos!

mary.arts2010 disse...

parabens pelo post
adorei o blog!

L. Frazão disse...

Vou confesar que não vivo sem bojo! rs
Mas as vezes da vontade de esquecer tudo e ficar SIM, sem sutiã.
Mas é aquilo, cada um usa o que quiser, faz o que quiser, iih, o negócio é ser feliz! (=
Parabens pelo bojo, digo, post.. rs
E pelo blog.
To seguindo, se pudar dar um pulinho no meu e seguir tmb. rs

Um beeeeijo!